Dúvidas Frequentes

1. Como agem as essências vibracionais?
2. Pode-se ter reações adversas no uso dos florais?
3. Quanto tempo leva o tratamento?
4. Por onde começar o tratamento, qual essência vibracional tomar primeiro?
5. Quantas essências vibracionais posso colocar no mesmo vidro?
6. Por quanto tempo tomar as essências?
7. Podemos ter alguma comprovação da eficácia do tratamento com as essências vibracionais?
8. Quando e como tomar as essências vibracionais?
9. Temos de ter algum cuidado no uso das essências vibracionais?
10. Não posso tomar nada com álcool, como poderei fazer uso das essências vibracionais?



1- Como agem as essências vibracionais?

As essências vibracionais, florais ou ambientais, trazem para nós o que existe de mais puro e sutil em cada elemento. Ou seja, a capacidade de cura que cada planta, animal, flor, lugar, ou mineral tem em sua energia vital.

É com a energia de cada um destes elementos que as essências vibracionais trabalham. Através desta energia vital, ela equilibra em nós a emoção, o sentimento, pensamentos ou mesmo sensações que se encontram fora de seu estado natural e de equilíbrio.

Para o dr. Bach, tudo esta dentro de nós. Por exemplo, se por um lado temos a nossa tranquilidade, do outro temos também a impaciência. Se de um lado está a tristeza, do outro está a nossa alegria. Quando não estão bem sintonizadas, deixam-nos mais irritados, mais tristes ou depressivos.

É justamente aqui que as essências vibracionais agem, ao estabilizarem estas polaridades dentro de nós. Colocando-nos de maneira mais harmoniosa perante as situações que temos de enfrentar e viver.

<topo>

2- Pode-se ter reações adversas no uso dos florais?

O próprio dr. Bach fala de um certo aumento na ansiedade dos pacientes no inicio do tratamento com as essências, e explica dizendo:- "com o floral, a pessoa entra em contato com aspectos interiores que não contava antes, ou que estavam no nível inconsciente". E completa:- "obviamente, este contato é doloroso e pode deixar a pessoa mais agitada interiormente. Mas, na verdade, acreditamos que a melhora já está ocorrendo, pois geralmente se segue um período de tranquilidade depois desta fase".

<topo>

3- Quanto tempo leva o tratamento?

Dr. Bach nos fala que não devemos ter pressa na cura, pois afinal levamos muito tempo para estruturar um sofrimento e ele permanece conosco também por muito tempo. O importante é saber que as essências vibracionais nos deixam livres desta escravidão interior. Isto implica numa autenticidade maior, tanto para nós como para os outros. "Melhor é a prudência e a constância", disse dr. Bach.

<topo>

4- Por onde começar o tratamento, qual essência vibracional tomar primeiro?

Aqui também podemos seguir os conselhos do dr. Edward Bach, "podemos ir por segmentos; primeiro os mais aparentes, depois os mais profundos".

<topo>

5- Quantas essências vibracionais posso colocar no mesmo vidro?

Não existe um número certo. Dr. Bach preferia começar com poucos e a medida que o caso fosse evoluindo, ele trocava ou acrescentava outras essências. Porém, não podemos esquecer que existem inúmeros sistemas de essências hoje em dia, diferentemente da época do dr. Bach.

Não podemos descartar a forma de cada terapeuta ver, sentir e agir em cada caso, para cada pessoa, com a montagem de formulas específicas, usando-se de um ou mais sistemas vibracionais.

<topo>

6- Por quanto tempo tomar as essências?

É difícil dar uma resposta exata a esta pergunta, pois cada pessoa reagirá à sua maneira. O que podemos dizer é que para alguns sofrimentos mais antigos talvez seja preciso mais tempo e mais de uma formula. Ao contrário de outros que procuraram o tratamento com as essências vibracionais para apenas uma determinada questão, como por exemplo: vestibular, mudança de escola ou casa, separações, prova na auto-escola etc.

<topo>

7 - Podemos ter alguma comprovação da eficácia do tratamento com as essências vibracionais?

Por lei, nos cursos de especialização e pós-graduação, é previsto que para o aluno obter o título de especialista deve entregar uma monografia que segue normas científicas e metodológicas. Nestes trabalhos, encontramos pesquisas que mostram resultados positivos e bem interessantes em varias áreas, como na aprendizagem escolar, na adolescência, na escolha da profissão, nos medos, no stress, na ansiedade e na depressão, na tensão pré-menstrual (tpm), na menopausa / andropausa, na terceira idade e envelhecimento, entre muitros outros.

Na sua maioria, estes trabalhos estão nas bibliotecas dessas escolas, disponíveis para consulta e leitura.

<topo>

8 - Quando e como tomar as essências vibracionais?

Habitualmente, pedimos que a formula seja tomada quatro vezes as dia, pingando quatro gotas embaixo da língua. Pela manhã ao levantar, antes do almoço, antes do jantar e ao deitar. Assim, manteremos um intervalo de tempo médio entre as doses.

<topo>

9- Temos de ter algum cuidado no uso das essências vibracionais?

É importante saber que no vidro de 30ml há 10% de conservante, pode ser conhaque, ou vinagre de maça ou mesmo glicerina. Mesmo assim, o calor excessivo ou o contato da cânula com a língua pode criar fungo e a essência vibracional não mais fazer o seu trabalho.

Outro cuidado é não pingar a essência quando acabamos de escovar o dentes, ou de comer algo apimentado ou de estarmos com uma bala de forte sabor na boca. Se esperarmos alguns minutos após o cafézinho, com certeza a essência terá mais eficácia, uma vez que as papilas gustativas estarão mais livres.

<topo>

10 - Não posso tomar nada com álcool, como poderei fazer uso das essências vibracionais?

Cada vidro de 30 ml contém 10% de conhaque, e 20% de água. Então, o teor alcóolico é mínimo em quatro gotas de essência; mesmo tomando 4 vezes ao dia.

Pode-se também solicitar que a formula seja manipulada em glicerina ou em vinagre de maçã. Estes também são produtos usados na manipulação das essências vibracionais.

<topo>